Golpe da moto usada que está muito abaixo do preço de tabela

 
Procurando uma moto usada pra comprar? Viu um preço extremamente irreal e insuportavelmente tentador?
Primeiramente dê uma lida no texto extraído do blog “Música & Motos”, segue:
“GOLPE DA VENDA DE MOTO PELA INTERNET
Por: Fabrício Barbuto
Bem, pessoal, o assunto que eu vou tratar nesse post é muito desagradável, mas está tornando-se cada vez mais comum. Infelizmente, alguns golpistas estão colocando anúncios de vendas de motos pela internet, com preços extremamente atraentes, porém utilizando de fotos e até mesmo de dados pessoais de outras pessoas para a aplicação do golpe.
Falo isso porque estou sendo vítima desse golpe. Estão utilizando o meu nome como se eu fosse um vendedor. Vou explicar o golpe de forma sucinta e escalrecedora. O texto abaixo foi reproduzido do MOTO.com.br, o maior portal de anúncio de vendas de motos do Brasil.
“Moto no exterior
O indivíduo informa não ser brasileiro e diz estar no exterior. Diz que veio a trabalho para nosso país, onde adquiriu uma moto. Posteriormente, teve de retornar a seu país de origem, levando o veículo. Lá, ele descobre que não pode regularizá-la e por isso decide vender a tão baixo preço para alguém do Brasil, arcando com os custos de envio. Nesse momento ele solicita que você realize um depósito para firmar interesse na compra e oferece uma forma “segura” para a transação, onde diz que os fundos ficarão sob custódia até que o comprador receba a moto. Historinha bem contada, né??? Mas, É FRAUDE!
Veja os procedimentos de pagamento que o golpista propõe:
1. Eu vou pagar para a entrega.
2. Uma vez que a transação será iniciado, você terá que fornecer um seguro de depósitos garantidos à Companhia de Transportes cerca de 20% do preço da moto.
3. Após o período de inspeção 10 dias:
- Se você aceitar comprar minha moto, você vai ter que pagar o resto do montante.
- Se você não aceitar comprar minha moto, se você vai ficar desapontado sobre a minha moto, o seu seguro de depósito seguro será totalmente devolvido a você. Depois você receberá o seu depósito, a moto será entregue de volta à Inglaterra...”
O “vendedor” também explica como funciona o método de transporte da moto da Europa para o Brasil:
1. Você vai ter a moto em seu endereço residencial em um máximo de 3-5 dias.
2. A partir do momento que você começa a moto, você terá 10 dias à sua disposição para a moto e verificar documentos (o seu pode verificar a moto no revendedor, ou em qualquer lugar que você quiser).
3. Você tem a opção de rejeitar a moto, se após o período de inspeção de 10 dias, você vai ficar desapontado por minha moto
No meu caso específico, anunciei no MOTO.com.br uma Harley-Davidson Sportster 883R ano 2008 em Novembro de 2011. Consegui vender a moto em Junho de 2012.
O outro “vendedor” colocou um anúncio, utilizando os dados da minha moto e por um valor abaixo de R$ 15.000,00, utilizando-se da história acima relatada. O valor pedido pelo “vendedor” é bem inferior ao valor de mercado deste modelo, que é em torno de R$ 21.000,00.
Aos futuros vendedores de motos, deixo aqui algumas dicas que, se eu tivesse usado-as, talvez não estaria passando por isso agora:
1) NUNCA, digo com bastante ênfase, NUNCA coloque no anúncio ou informe dados da moto (placa, RENAVAN, chassis, etc.) seja por qualquer meio (e-mail, telefone). Foi informando esses dados por e-mail a um suposto comprador que eu caí no golpe. O sujeito entrou em contato comigo dizendo-se morador da região norte do Brasil e que iria viajar com dinheiro na mão para comprar a minha moto. Por isso, pediu os dados da moto. Depois que eu passei as informações, o sujeito sumiu.  A partir daí, meus problemas começaram.
2) Dê preferência a fotografar sua moto em ambientes públicos e APENAS A MOTO, sem ninguém conhecido ou você em cima ou ao redor. Evite fotografar a moto na garagem de sua casa, ou na portaria de seu prédio. Também não fotografe a placa da moto. Caso o faça, apague os números utilizando um programa de edição de fotos (pode ser o Paint mesmo).
3) Coloque apenas o seu primeiro nome no anúncio. Por eu ter colocado meu sobrenome e por este ser um sobrenome pouco comum, ficou mais fácil para os golpistas utilizarem um nome “não-brasileiro”. Informe também APENAS um e-mail e um telefone celular para contato.
4) Caso resolva também anunciar a moto nas redes sociais (Facebook, Google+, etc.), verifique antes se o seu perfil nestas redes está habilitado para que apenas seus amigos possam visualizar. Isso evita que qualquer pessoa possa averiguar seus dados pessoais.
5) E se aparecer alguém interessado em ver a moto fisicamente, evite combinar de mostrar a moto em sua casa. Dê preferência a locais públicos, como por exemplo estacionamento de shoppings ou supermercados. Com certeza haverá movimento de pessoas transitando que irá inibir a ação de bandidos.
Quero deixar bem claro que eu não só utilizo os sites como RECOMENDO a utilização deles. Já vendi e comprei algumas vezes e nunca havia tido problemas até então. Infelizmente, por um descuido básico meu, essa situação ocorreu. Tomando as devidas precauções, os sites são as melhores ferramentas para você comprar ou vender a sua moto.”
Leu? Compreendeu? Já viu algum caso parecido? Pois bem, eu sim. Esta semana estava olhando os anúncios de motos usadas e me deparei com um anúncio surreal que, melhor que eu ficar detalhando, é que você veja na íntegra AQUI. Quando vejo esses anúncios eu lembro imediatamente da frase “Quando a esmola é demais, do Santo desconfia”, afinal como pode um veículo estar sendo vendido por uma fração de seu valor de mercado?
Bom ao meu ver a curiosidade é o melhor caminho para o conhecimento e eu tenho uma grande curiosidade. Entrei em contato por e-mail com o “vendedor” que me respondeu logo na manhã seguinte e contando uma história muito parecida com a relatada acima. Formulei mais algumas perguntas e para minha surpresa a resposta veio quase que imediata, como se o texto já estivesse esperando por ser enviado, detalhando a forma de negociação e envio da moto e junto ao texto mais algumas fotos.
Questionei sobre a empresa que faria o transporte e desta vez a resposta demorou de forma demasiada se comparada com as duas primeiras respostas do golpista. Por fim ele me enviou o site de uma suposta empresa que faz o serviço de Escrow. A empresa seria ESTA. Entrei em contato com a tal empresa para saber sobre o serviço e sua procedência e sou surpreendido novamente com uma resposta imediata (via e-mail) como se já soubessem o que eu iria perguntar antes de enviar. Enquanto isso continuava procurando sinais concretos do golpe de ambas as partes e vejo que o site desta empresa esta listado como sendo fraudulento como pode ser conferido AQUI (ao entrar neste link dê um ctrl+f e digite o nome da empresa: “Hep Spedition”), ao mesmo tempo em que o “vendedor” se recusou a enviar mais dados sobre o veículo, alegando receio de tratar pela internet e também se negou a enviar mais fotos (havia pedido uma foto com o jornal da cidade que ele mora com a data de hoje).
A conclusão que eu chego depois de averiguar é que tanto o “vendedor” quanto a empresa que realiza o Escrow se tratam da “mesma” pessoa ou grupo, dado a velocidade no qual as respostas são enviadas e a fantasia tão incrível com que a história é contada. É realmente tentador quando vemos alguma oportunidade tão inacreditável assim mas em tempos de internet, só cai em golpe quem quer. Fica o alerta!*
* Que inclusive é citado por um dos maiores sites de vendas de motos usadas. O Moto.com.br






























Novo Comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t