O estresse nosso de cada dia


Toda semana tem um novo viral ou meme rolando na internet. E nesta terceira semana do mês do cachorro louco não poderia ser diferente. Nesta terça feira (19) o vídeo de um cidadão de Brasília, que ficou conhecido como o “Vídeo do Gordinho”, foi o novo viral nas redes sociais pelo conteúdo colérico proferido pelo citado cidadão.
Como vocês podem conferir no vídeo o rapaz generaliza todos os motoristas de duas rodas ofendendo a família e em um tom sádico  comemorando quando toma conhecimento de um acidente envolvendo moto. No entanto podemos notar que o excesso de raiva foi desencadeado por algum motivo pelo qual não tomamos conhecimento, já que o transtorno do cidadão é bem visível.
O que parecia ter sido apenas um desabafo em um momento de raiva, tornou-se uma caça às bruxas pois logo em que foi divulgado se espalhou como um vírus pelas redes sociais, principalmente entre os grupos de afinidade às motos. Recebendo as mais variadas respostas explosivas da comunidade, desde xingamentos até ameaças de morte, uma grande parcela destas comunidades passou a “caçar” o perfil deste cidadão pelas redes sociais no intuito de localizar sua residência e sabe-se lá o que fazer.
Onde mora o Perigo
É neste ponto em que mora o perigo, pois não faz muito tempo e uma mulher foi linchada e morta na rua por ser confundida com a mulher de uma falsa denuncia de sequestro de crianças. Alguém na rua simplesmente apontou afirmando que era tal pessoa e o processo de execução da inocente foi “natural”. O caso aconteceu porque ela foi confundida com um perfil falso de uma noticia falsa que se espalhou pelas redes sociais. E eu estava enxergando o mesmo acontecendo com a história desse cidadão de Brasília, pois estavam já compartilhando perfil de pessoas inocentes e alheias ao vídeo e já prometendo ir à casa dessa pessoa. Onde iremos parar?
Perdão
Já no dia seguinte, quarta-feira (20), o mesmo cidadão já postou outro vídeo em que pode-se notar estar extremamente abalado emocionalmente, seja pela pressão das ameaças, seja por arrependimento, seja por estresse emocional mas pedindo perdão.
Eu realmente acredito que antes de tomarmos alguma atitude de ódio, devemos procurar entender o lado da contraparte. O estresse é um mal que esta se propagando silenciosamente as pessoas e atinge seus picos em momentos de tensão. Nosso trânsito de hoje em dia esta praticamente dominado por momentos de tensão e o estresse vai se acumulando por N razões (pressa, intolerância, imprudência, descaso…) e chega uma hora em que a pessoa acaba explodindo e descontando sua cólera de forma generalizada.
É claro que em tempos de trânsito violento, o que menos gostaríamos de ver são declarações de um motorista desejando o pior a outros motoristas. Com isso nos sentimos ameaçados. Mas de qualquer forma, ele rapidamente tentou reparar o erro, se explicar e pedir perdão à todas as pessoas que ele atingiu.
Fica ai uma situação para refletirmos. Sejamos mais cordiais no trânsito, mais tolerantes e prudentes pois estresse (principalmente no trânsito) só gera estresse. Sabe aquele dia em que você diz que tudo esta dando errado? Quem sabe sejam suas atitudes que estejam desencadeando resultados ruins, mas é um pouco difícil atribuir ou admitir culpa não é? E se você é incapaz de parar para refletir sobre isso, então talvez você não seja a pessoa mais indicada a estar julgando o rapaz desse vídeo.
#Paznotrânsito.

Novo Comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t